Concept of wreckage of a passenger plane on mountain

Acidente de avião no aeroporto de Honolulu: Kamaka Air em Oahu, Hawaii

Escrito por: Marc Friedman
Atualizado em 2 de setembro de 2025

Os hóspedes de hotéis do Havai alojados em Waikiki Beach que, por acaso, estavam a olhar para sul ou para oeste a partir do seu quarto ou varanda às 15h15 do dia 17 de dezembro de 2024, provavelmente repararam no denso fumo negro que subia da direção do [Aeroporto Internacional de Honolulu] Daniel K. Inouye(https://airports.hawaii.gov/hnl/) (HNL). O aeroporto fica a apenas sete milhas de Waikiki e é fácil de ver à distância, a partir dos andares mais altos de muitos hotéis.

O que parecia ser um grande incêndio no parque industrial a norte do aeroporto revelou-se, infelizmente, ter sido causado pela queda de um avião monomotor Cessna 208B Grand Caravan. Pertencente e operado pela Kamaka Air, uma empresa de serviços de carga aérea sediada no Havai, o avião estava a partir num voo de treino de pilotos para a ilha vizinha de Lanai.

Tanto o instrutor muito experiente como o aluno que estava a receber lições no avião a turbina sofreram ferimentos mortais. Felizmente, o Cessna embateu num edifício de armazém desocupado adjacente ao aeroporto, pelo que não houve feridos em terra. O instrutor tinha um total de 1.746 horas de voo e o aluno licenciado tinha 430 horas, sendo ambos titulares de licenças comerciais para operar a aeronave.

Road signs above the road on International Airport in Honolulu, Hawaii

Autor: marchello74
Road signs above the road on International Airport in Honolulu, Hawaii

Em janeiro, o National Transportation Safety Board publicou um relatório preliminar que descrevia os momentos que antecederam a queda do avião em Honolulu. As comunicações do controlo de tráfego aéreo fornecidas pela Administração Federal da Aviação (FAA) indicam que a rolagem para a pista ativa e a autorização de partida foram normais e sem incidentes. As aeronaves que partem da pista 4-left (4L), a nordeste, devem virar à direita para ficarem paralelas à orla marítima após a partida. Este é o mesmo procedimento de partida dos jactos comerciais que são vistos regularmente a subir ao largo de Waikiki antes de passarem por Diamond Head.

Inexplicavelmente, imediatamente após a descolagem, o avião começou a virar para a esquerda ao passar pela extremidade de partida da pista 4L. Quando o controlo de tráfego aéreo do aeroporto de Honolulu pediu ao piloto que confirmasse a curva para a direita prevista, a resposta foi: "Estamos... estamos... estamos fora de controlo". Momentos depois, o avião despenhou-se e ficou em chamas.

March 9, 2022. Daniel K. Inouye International Airport. Daniel K. Inouye International Airport, also known as Honolulu International Airport. Oahu, Honolulu. Hawaii, USA. Panoramic image.

Autor: alisafarov
March 9, 2022. Daniel K. Inouye International Airport. Daniel K. Inouye International Airport, also known as Honolulu International Airport. Oahu, Honolulu. Hawaii, USA. Panoramic image.

Cada depósito de combustível da asa tinha sido enchido com 80 galões de combustível de aviação antes da partida, pelo que o impacto provocou um grande incêndio, com um fumo negro intenso que podia ser visto a muitos quilómetros. O combustível dos aviões a jato e da aviação geral é altamente combustível e contém carbono, o que explica o facto de o fumo deste combustível ter uma cor negra profunda.

Embora muitas vezes demore um ano ou mesmo dois até que um relatório final de acidente do NTSB seja divulgado ao público, dependendo da complexidade do que aconteceu, há uma especulação generalizada de que a aeronave pode ter sido incorretamente reparada durante uma manutenção recente.

No bordo de fuga de cada asa existe um dispositivo chamado aileron que, ao ser movido para cima ou para baixo, tal como os flaps, faz com que uma asa desça enquanto a outra se eleva. Ao rodar o manche do piloto, o aileron é acionado. Se tiver ocorrido um erro de manutenção, pode estar relacionado com a forma como os ailerons foram reactivados. Nesta altura, trata-se de especulação, mas é uma linha de investigação que o NTSB está a explorar.

Honolulu, HI, USA - June 1, 2017: Airplane of Hawaiian Airlines: Airplane of Hawaiian Airlines stops in Daniel K. Inouye International Airport.

Autor: Osugi
Honolulu, HI, USA - June 1, 2017: Airplane of Hawaiian Airlines: Airplane of Hawaiian Airlines stops in Daniel K. Inouye International Airport.

Alguns dos hotéis mais altos que oferecem excelentes vistas para o aeroporto, a baixa de Honolulu, o Oceano Pacífico, a praia de Waikiki e Diamond Head incluem:

É claro que os turistas do Havai não escolhem o seu hotel ou pedem um andar alto para poderem ver o aeroporto, mas vale a pena pagar pelas vistas de muitos hotéis de Waikiki e Honolulu. Neste caso, em vez de ver o oceano cintilante ou as montanhas deslumbrantes, o fumo pesado de um acidente de avião destacar-se-ia definitivamente a apenas alguns quilómetros de distância.

Artigo por:

Marc Friedman

Travel Expert