Chicago, United States

Área metropolitana de Chicago: população metropolitana em 2025, principais subúrbios e significado de Chi-Town

Escrito por: Marc Friedman
Atualizado em 6 de outubro de 2025

O seu tipo de cidade, Chicago é...

Pode já não ser oficialmente a "Segunda Cidade" com base na sua população, mas Chicago continua a ser o local em que a maioria das pessoas pensa depois de Nova Iorque quando se trata de grandes cidades americanas com um horizonte espetacular. Com uma energia que está ao nível de outras grandes cidades americanas e mundiais, uma deslumbrante zona ribeirinha, uma gastronomia fantástica, museus de classe mundial e uma atmosfera internacional diversificada, Chicago é definitivamente o seu tipo de cidade.

Vamos dar uma olhadela a algumas das estatísticas e história interessantes de Chicago.

Chicago, IL, United States

Autor: Chait Goli
Chicago, IL, United States

De onde vem o nome Chicago?

Os primeiros colonos franceses interpretaram a palavra "shikaakwa", do bando de nativos americanos de Miami-Illinois, como sendo Chicago na sua língua. Significando "cebola selvagem" ou "alho selvagem", esta era uma referência à planta allium tricoccum que crescia abundantemente ao longo das margens do que mais tarde seria conhecido como o rio Chicago. A tribo indígena local shikaakwa tornou-se mais tarde "Chicagou" em francês.

As alcunhas mais populares de Chicago incluem "Chi-town", "Chicagoland", que se aplica a toda a região, "The Windy City", "City of Big Shoulders" e "The City that Works".

Qual é a dimensão da área metropolitana de Chicago?

Esta área extensa inclui 10.286 milhas quadradas, das quais apenas 231 milhas quadradas estão oficialmente dentro dos limites da cidade de Chicago. No entanto, a maioria dos visitantes passa a maior parte, se não todo o seu tempo, dentro dos limites da cidade.

Para além do Condado de Cook, que inclui Chicago e os subúrbios do norte, há vários condados suburbanos de Illinois, bem como uma parte do noroeste de Indiana e do sul de Wisconsin que são considerados parte da "Chicagolândia".

City With River in Middle during Cloudy Day

Autor: Grzegorz Zdanowski
City With River in Middle during Cloudy Day

A população da área metropolitana de Chicago continua a crescer

  • População da cidade: 2,72 milhões. (atingiu o pico de 3,62 milhões em 1950, quando a população da área metropolitana era de apenas 5,94 milhões de habitantes).
  • Classificação da população da cidade nos EUA: 3º lugar, atrás da cidade de Nova Iorque, com 8,48 milhões, e Los Angeles, com 3,87 milhões. Depois de Chicago, a 4ª e a 5ª maiores cidades dos EUA em termos de população são Houston, com 2,39 milhões, e Phoenix, com 1,67 milhões de habitantes.
  • População da área metropolitana (conhecida localmente como Chicagoland): 9,44 milhões.
  • Classificação da população da área metropolitana: 3º lugar, atrás da cidade de Nova Iorque, com 19,16 milhões, e de Los Angeles, com 12,67 milhões. Depois de Chicago, a 4ª e a 5ª maiores áreas metropolitanas dos EUA por população são Dallas/Ft. Worth, com 8,30 milhões, e Houston, com 7,37 milhões de residentes.

*FACTO DIVERTIDO: Qual é a maior área metropolitana da América do Norte em termos de população? Que tal a Cidade do México, com 22,75 milhões de habitantes?

Aeroporto Internacional O'Hare de Chicago (ORD)

  • Distância para o centro da cidade (o Loop): 18 mi. (29 km.) a noroeste.
  • Companhias aéreas: 44, incluindo a maioria das companhias aéreas internacionais. A United (UA) e a American (AA) operam os principais hubs aqui.
  • Como chegar ao centro da cidade: A opção mais económica é apanhar o comboio da linha azul da CTA (Chicago Transit Authority). Os táxis, os serviços de partilha de boleias (Uber, Lyft) e as carrinhas de transporte também são populares. É possível levar o seu carro pessoal ou de aluguer para a baixa, mas o estacionamento é caro. As numerosas auto-estradas de Chicago são notoriamente congestionadas, e não apenas durante as horas de ponta.

FACTO DIVERTIDO: Com 2.442 descolagens e aterragens diárias, o O'Hare voltou a ser o aeroporto mais movimentado do mundo em termos de voos em junho de 2025. (O Aeroporto Internacional de Hartsfield-Atlanta continua a ser o número 1 do mundo em termos de passageiros servidos). O volume de voos do aeroporto é conseguido através da utilização de oito pistas, embora os atrasos não sejam infrequentes devido ao congestionamento do solo e dos padrões aéreos. O Chicago O'Hare continua a ser uma instalação crucial para as operações de transporte aéreo de passageiros e de carga em todo o mundo.

Aerial Shot Of Buildings

Autor: Chait Goli
Aerial Shot Of Buildings

Aeroporto Internacional Midway de Chicago (MDW)

  • Distância para o centro da cidade: (o Loop): 10 mi. (16 km.) a sudoeste.
  • Companhias aéreas: 6, sendo que o hub da Southwest fornece mais de 90% dos voos.
  • Como chegar ao centro da cidade: A opção mais económica é apanhar o comboio da linha laranja da CTA. Táxis, caronas compartilhadas (Uber/Lyft) e vans de transporte também são populares. É possível levar o seu carro pessoal ou de aluguer para a baixa, mas o estacionamento é caro. E deslocar-se pela cidade de carro pode ser lento e frustrante devido aos engarrafamentos que podem ocorrer durante todo o dia, incluindo aos fins-de-semana.

Viajar para Chicago de comboio

Viajar de comboio não é tão popular nos EUA como é na Europa ou no Japão, mas ainda há muitas pessoas que preferem andar de comboio a voar, apanhar um autocarro ou conduzir um carro para se deslocarem. A Amtrak, a operadora ferroviária nacional, serve mais de 500 destinos nos EUA, sendo a Chicago Union Station, no centro da cidade, parte integrante do sistema.

Os comboios chegam diariamente de todo o país, com uma forte ênfase noutras cidades do Midwest, incluindo St. Louis, Milwaukee, Detroit, Minneapolis/St. Paul, Madison, Indianapolis e Kansas City. A partir da estação convenientemente localizada, muitos hotéis estão a uma curta distância a pé, ou apenas a alguns minutos de táxi ou de transporte partilhado (Uber/Lyft) para os restaurantes, lojas e abundância de hotéis na North Michigan Avenue ou perto dela. Utilize a funcionalidade de mapa no sítio Web do hotel Travelated para encontrar hotéis perto do local onde pretende ficar.

Clock Tower In Chicago

Autor: Pixabay
Clock Tower In Chicago

Chicago é a "casa do arranha-céus"

Chicago é conhecida mundialmente pela sua magnífica linha do horizonte nas margens do Lago Michigan. Mas sabia que foi aqui que o primeiro arranha-céus do mundo foi construído, em 1885? Quando o Home Insurance Building, de 10 andares, foi inaugurado, anunciou grandes mudanças nas realizações arquitectónicas que continuam até aos dias de hoje. O que era visto como um feito espantoso na altura (o edifício foi mais tarde expandido para 12 andares!), é hoje um lugar-comum.

A Chicago atual tem 137 edifícios com pelo menos 152 m de altura. Apenas a linha do horizonte da cidade de Nova Iorque é maior no hemisfério ocidental. Os mais altos desses arranha-céus, todos com pelo menos 1.000 pés de altura, são:

  • 1/ Torre Willis (originalmente a Torre Sears); 1.451 pés/442 m.
  • 2/ Trump International Hotel; 423 m.
  • 3/ St. Regis; 363 m.
  • 4/ Aon Center (originalmente o Standard Oil Building); 346 m.
  • 5/ 875 N. Michigan Ave. (originalmente o Edifício John Hancock); 1.127 pés/344 m.
  • 6/ Franklin Center; 1.007 ft./307 m.

O Home Insurance Building era uma maravilha com apenas 180 pés de altura.

Equipas desportivas famosas de Chicago

Vem a Chicago para um evento desportivo? A cidade é bem conhecida como a casa de uma impressionante coleção de equipas desportivas profissionais.

  • Chicago Cubs, Major League Baseball (MLB) - Os "Cubbies" da Liga Nacional jogam no histórico Wrigley Field, no lado norte da cidade, de abril a setembro, e até outubro, se chegarem aos playoffs. O estádio, com 41 649 lugares, foi inaugurado em 2014 e é o segundo mais antigo da liga, a seguir ao Fenway Park, em Boston, inaugurado em 1912.
  • Chicago White Sox, Major League Baseball (MLB) - Os "Sox" da Liga Americana jogam no Rate Field, com 40 615 lugares, na zona sul da cidade, também de abril a setembro. Se e quando regressarem aos playoffs da pós-temporada (já lá vai algum tempo), jogarão também em outubro.
  • Chicago Bulls, National Basketball Association (NBA) - Os Bulls jogam no United Center, localizado na Madison St., duas milhas a oeste do centro da cidade.
  • Chicago Blackhawks, National Hockey League (NHL) - Os 'Hawks' também jogam no United Center, com 21.500 lugares, a oeste do centro da cidade.
  • Chicago Bears, National Football League (NFL) - Os "Da Bears" jogam os seus jogos em casa no Soldier Field, com 61 500 lugares, situado na Lakeshore Drive, a poucos minutos a sul do centro da cidade.
  • Chicago Fire, Major League Soccer (MLS) - Os Fire também jogam no Soldier Field, situado na margem do lago a sul do centro da cidade.

Com todas as equipas desportivas da liga principal de Chicago a disputarem os seus jogos em casa dentro dos limites da cidade e muito perto do centro, os melhores locais para ficar, para facilitar o acesso aos vários estádios, são a zona empresarial de Loop, no centro da cidade, ou a norte, do outro lado do rio Chicago, perto da N. Michigan Avenue, também conhecida como Magnificent Mile. Combinadas, estas duas áreas adjacentes oferecem cerca de 46.000 quartos em mais de 180 propriedades hoteleiras.

Para uma pesquisa exaustiva destes hotéis e de outros alojamentos únicos no sítio Web da Travelated, o nosso sítio preferido para obter a mais vasta seleção de propriedades aos melhores preços, concentre a sua pesquisa em "Loop, Illinois" depois de introduzir inicialmente "Chicago".

Aerial View of Modern Soccer Stadium in Urban Setting

Autor: Willian Justen de Vasconcellos
Aerial View of Modern Soccer Stadium in Urban Setting

Reservar os melhores hotéis em Chicagoland

Com a área de Chicago a estender-se pelo nordeste do Illinois, é bom conhecer as várias áreas que são as melhores para ficar, dependendo se os seus planos exigem que esteja no centro da cidade ou nos subúrbios.

A maior concentração de hotéis de Chicagoland encontra-se em quatro áreas principais. Para começar, e como já foi referido, existem os bairros do centro da cidade "Loop" e N. Michigan Avenue, que estão separados pelo rio Chicago. Estas são as melhores áreas para ficar se for visitar os famosos museus como o Art Institute of Chicago ou o Field Museum of Natural History, o Millenium Park, fazer compras na baixa, assistir a um evento desportivo, concerto ou teatro, ou procurar os melhores restaurantes de Chicago.

As outras três melhores áreas a serem consideradas para uma estadia perto de Chicago são:

Chicago O'Hare International Airport - Sendo um dos aeroportos mais movimentados do mundo, não é de surpreender que existam cerca de 60 hotéis a poucos minutos do Chicago O'Hare. O aeroporto fica a 18 milhas a noroeste do centro da cidade/área do Loop, na intersecção da I-90 (Kennedy Expwy.) e da I-294 (Tri-State Tollway que passa à volta de Chicago, ligando o noroeste do Indiana ao sul do Wisconsin).

Schaumburg - A trinta e uma milhas a noroeste do centro da cidade/área do Loop e a 13 milhas para além de O'Hare, encontra-se a cidade suburbana de Schaumburg, que oferece vários hotéis de grande dimensão com centenas de quartos, destinados principalmente a viajantes em negócios, e dezenas de propriedades franchisadas da Marriott, Hilton, IHG e outras grandes empresas hoteleiras. Em Schaumburg encontra-se o centro comercial Woodfield Mall, o maior da área de Chicago. Com a I-90 (a Northwest Tollway que se transforma na Kennedy Expwy. à entrada de Chicago) e a I-290 a intersectarem-se aqui, esta movimentada região suburbana é uma excelente escolha se o centro de Chicago não fizer parte dos seus planos.

Oak Brook - Localizada a 19 milhas a oeste do Loop, Oak Brook/Oakbrook Terrace/Lombard alberga muitas grandes empresas, o icónico e sofisticado Oak Brook Center, inaugurado em 1962 como um centro comercial ao ar livre e que se mantém até hoje, uma multiplicidade de opções de restauração e uma localização central no cruzamento da I-290 (Eisenhower Expwy.), I-294 (Tri-State Tollway) e I-88 (East-West Tollway).

Airport

Autor: Matthew Turner
Airport

Planear com antecedência para obter as melhores tarifas

Se nunca esteve em Chicago antes, pode sentir-se um pouco sobrecarregado com o tamanho e a energia desta grande cidade. Escolher a zona e o hotel certos para ficar em casa durante alguns dias será uma componente fundamental da sua visita, por isso, reserve algum tempo para pesquisar onde deve ficar para se deslocar pela cidade com o mínimo de complicações.

O site Travelated facilita a decisão de onde ficar e oferece as melhores tarifas em centenas de hotéis da área de Chicago. Quer escolha o centro da cidade ou um local suburbano, encontrará uma excelente seleção de propriedades em todas as gamas de preços, sendo uma delas a ideal para si.

Artigo por:

Marc Friedman

Travel Expert