old french building with typical iron balconies in the french quarter in New Orleans, Louisiana, USA

Coisas para fazer em Nova Orleães: Principais actividades obrigatórias, passeios de um dia e melhor altura para visitar

Escrito por: Marc Friedman
Atualizado em 16 de setembro de 2025

As melhores coisas para fazer em Nova Orleães

Um destino de férias favorito para os americanos e visitantes internacionais, Nova Orleães oferece uma combinação eléctrica de história, cultura, vida nocturna 24 horas por dia e uma cozinha deliciosa. Mais conhecida pela energia ilimitada da celebração do Mardi Gras no final do inverno, a cidade é uma mistura única de colonos africanos, franceses e americanos que evoluiu durante a sua história para uma experiência única que não esquecerá tão cedo.

Há mais do que suficiente para ver e fazer em "The Big Easy", uma alcunha de Nova Orleães que compara o seu estilo de vida descontraído e mais lento com o da cidade de Nova Iorque, "The Big Apple". Também vulgarmente designada por "NOLA" (New Orleans mais LA, o designador do Louisiana), a cidade é conhecida por ter uma moral um pouco mais solta do que o resto do Sul e outras partes mais conservadoras do país.

Quer esteja a pensar numa escapadela de fim de semana prolongado ou planeie ficar mais alguns dias, não lhe faltarão coisas divertidas e excitantes para fazer aqui. Vamos mergulhar mais fundo em alguns dos destaques que as suas férias em Nova Orleães, onde o rio Mississippi e o Golfo do México se juntam, podem implicar.

  • O Bairro Francês] (https://en.wikipedia.org/wiki/French_Quarter) - Este bairro movimentado fica a pouco mais de um quilómetro do centro da cidade. É um bairro em si mesmo, apesar da proximidade das duas áreas. Conhecido pela sua arquitetura fabulosa, uma cena vibrante de música ao vivo e uma vasta gama de bares movimentados, juntamente com restaurantes Cajun, o Bairro Francês encarna na perfeição o espírito desta cidade fantástica. A mundialmente famosa Bourbon Street atravessa o coração do "Bairro".
  • Mardi Gras](https://en.wikipedia.org/wiki/Mardi_Gras_in_New_Orleans) - Se disser às pessoas que vai a Nova Orleães, a primeira pergunta que surgirá será: "Vai ao Mardi Gras?" O festival de meio do inverno tem lugar anualmente na Quarta-feira de Cinzas, o dia anterior ao início da Quaresma. Um dia importante no calendário cristão, o Mardi Gras pega no dia e transforma-o numa semana após semana de desfiles ruidosos pelas ruas do Bairro Francês. Este é o último dia antes do jejum quaresmal para os cristãos comerem alimentos ricos e pesados, especialmente carne vermelha, antes da Páscoa.

A celebração é conhecida como Carnaval no Rio de Janeiro e em várias ilhas das Caraíbas, bem como como Terça-Feira Gorda ou Terça-Feira das Panquecas noutros países. O Mardi Gras de 2026 tem lugar na terça-feira, 26 de fevereiro, e significa "terça-feira gorda" em francês. Com origem na Europa Medieval há séculos, a tradição foi trazida para os EUA em 1703 por soldados franceses que pisaram pela primeira vez no que é hoje Mobile, Alabama.

O Mardi Gras em Nova Orleães dura muitas semanas, com inúmeros desfiles temáticos no French Quarter e noutros bairros, que começam no início de janeiro.

  • Frenchmen Street] (https://www.frenchmenartbazaar.com/) - Considerada por muitos moradores locais como o centro da vibrante cena musical de Nova Orleans, a Frenchmen Street fica nos arredores do French Quarter, no bairro de Marigny. Apelidada de "Bourbon Street de um local", é aqui que os residentes da zona e os turistas que a conhecem vêm para uma visão verdadeiramente autêntica do jazz, blues e reggae do Sul. Os músicos locais actuam todas as noites em dezenas de discotecas, restaurantes e bares, pelo que é fácil encontrar algo do seu agrado. Não deixe de visitar alguns dos locais mais populares, incluindo o d.b.a., o Snug Harbor e o Spotted Cat.

Para não ser ultrapassada por outras áreas da cidade, a Frenchmen Street oferece uma deliciosa seleção de opções de restaurantes Cajun e Creole, bem como galerias de arte e lojas de presentes sem a sensação turística. A música começa por volta das 19 horas e, devido às restrições locais de barulho, concentra-se em alguns quarteirões fáceis de percorrer.

New Orleans; USA - October 24, 2023: Pubs and bars with neon lights in the French Quarter, downtown New Orleansc

Autor: travelview
New Orleans; USA - October 24, 2023: Pubs and bars with neon lights in the French Quarter, downtown New Orleansc

Actividades diurnas abundantes em Nova Orleães e arredores

  • Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial](https://www.nationalww2museum.org/visit/plan-your-visit?gad_campaignid=12685453845) - Este complexo fascinante no Central Business District (CBD) foi designado pelo Congresso como o museu oficial da Segunda Guerra Mundial dos EUA. As instalações incluem seis pavilhões que albergam exposições envolventes, apresentações multimédia fascinantes e uma enorme coleção de artefactos da guerra. Há também intrigantes histórias orais na primeira pessoa para que cada visitante compreenda melhor os sacrifícios feitos por aquela que é agora conhecida como "A Melhor Geração".
  • Jackson Square] (https://nola.gov/next/parks-parkways/topics/parks-squares/jackson-square/) - Situada no coração do Bairro Francês, esta praça histórica foi inicialmente designada "Place d'Armes" quando foi criada no século XIX. Aqui tiveram lugar importantes desfiles nacionais e cerimónias comemorativas que remontam à Guerra de 1812 e a Andrew Jackson. Foi rebaptizada em sua honra e é agora um marco nacional. Os visitantes encontrarão três estátuas de bronze de Jackson, que se tornou famoso como General do Exército dos EUA e sétimo Presidente dos Estados Unidos.
  • Louis Cathedral](https://www.stlouiscathedral.org/) - Impossível de não ver na Jackson Square, esta é a mais antiga catedral católica romana dos EUA, em funcionamento desde 1794. A igreja está aberta para visitas diariamente, com algumas excepções. Vale a pena ver a arte, a arquitetura e os vitrais.
  • Canal Street** - Originalmente planeada para ser o local de um canal cheio de água que ligava o Golfo do México ao Lago Pontchartrain, a atual Canal Street é a principal estrada que separa o Central Business District e o French Quarter. Encontrará aqui o Museu de Jazz de Nova Orleães, juntamente com o Casino Harrah's e lojas cobertas, perfeitas para os dias quentes, húmidos ou molhados no Canal Place.
  • Faça um passeio num Vintage New Orleans Streetcar - A Regional Transit Authority (RTA) é uma forma fantástica de se deslocar pela cidade sem ter de alugar um carro ou retirar o seu de uma rampa de estacionamento. Considere a compra do Le Pass, que permite a utilização sem interrupções de autocarros, ferries e eléctricos operados pela RTA, e também tem um desconto! Há quatro linhas de bondes, cada uma com origem no centro de NOLA. Esta é uma excelente maneira de ver os pontos turísticos com conforto e explorar outros bairros próximos. Tudo o que é necessário é um simples download do aplicativo RTA para o seu smartphone.
New Orleans, Louisiana, USA at Jackson Square and St. Louis Cathedral in the morning

Autor: Sean Pavone
New Orleans, Louisiana, USA at Jackson Square and St. Louis Cathedral in the morning

Outros bairros de NOLA que vale a pena visitar

Os bairros da moda de Marigny e Bywater são adjacentes um ao outro. A cena criativa reina aqui, com galerias de arte que destacam os artesãos da região, uma coleção de restaurantes locais onde algumas pessoas vão para serem vistas e outras que simplesmente querem saborear comida criativa em um local casual e relaxante. Claude Arts District, nas proximidades, é outra área maravilhosa para explorar à vontade. Não deixe de visitar a Ópera de Marigny, o Washington Square Park e as brilhantes e coloridas casas de campo crioulas.

Uptown e o Garden District são belos bairros aos quais pode chegar através do elétrico da St. Charles Avenue. Incluídas no Garden District estão áreas igualmente atraentes, como The Irish Channel e The Riverbend. As casas são grandiosas e muito bem conservadas e, quando as magnólias florescem, não é difícil imaginar os tempos passados, quando a vida era mais lenta e toda a gente se conhecia. Mansões grandiosas, relvados imaculados e árvores antigas majestosas fazem desta uma zona da cidade excecionalmente única.

Se o tempo o permitir, o Audubon Nature Institute, com uma bela paisagem, também se encontra na zona alta de Nova Orleães. O parque de 58 acres apresenta magníficas exposições de habitats naturais com mais de 1.700 animais que vivem aqui. Se é um entusiasta do jardim zoológico, esta é uma experiência obrigatória em NOLA, com um incrível aquário e insectário também no local.

New Orleans USA April 21st 2023: live band playing music a local bar in NOLA during the spring at night. the high energy or the crowd spread across the scene while fun is had through the night

Autor: ezellhphotography
New Orleans USA April 21st 2023: live band playing music a local bar in NOLA during the spring at night. the high energy or the crowd spread across the scene while fun is had through the night

Visitar um cemitério em Nova Orleães

Com licença. Dizer o quê? Está a sugerir que visitemos um cemitério como parte das nossas merecidas férias em Nova Orleães?

Isso é exatamente correto. De facto, o Cemitério de St. Louis é uma das atracções mais populares para os turistas e requer uma visita guiada para ser admitido. O número de visitantes diários é limitado, por isso não se esqueça de marcar a sua visita com antecedência. Outros cemitérios famosos na "Cidade dos Mortos" que podem ser visitados sem uma visita guiada obrigatória são o Cemitério Lafayette #1, que surpreendentemente não é segregado e foi utilizado para vários filmes. Conhecido pela sua grande e invulgar coleção de velas votivas, o Cemitério de St. Roch é a escolha preferida de muitos turistas

Os cemitérios de Nova Orleães têm túmulos acima do solo devido ao afundamento da cidade ao longo dos anos. Oficialmente apenas 6,5 pés acima do nível do mar, cada vez mais partes de Nova Orleães são consideradas como estando abaixo do nível do mar. Os muros de contenção construídos ao longo dos anos mantiveram-na seca, mas o impacto futuro da subida dos mares devido às alterações climáticas é uma incógnita.

Como enterrar os mortos abaixo do nível do solo não era possível quando Nova Orleães se estabeleceu como uma colónia francesa, foi determinado que a construção de grandes câmaras de mármore acima do solo seria a melhor forma de enterrar os mortos. O facto de os cemitérios da cidade se terem tornado uma grande atração histórica não foi certamente previsto pelos primeiros colonos, mas agora estas câmaras são consideradas bonitas e uma experiência obrigatória quando se está em Nova Orleães.

As melhores épocas do ano para visitar Nova Orleães

Estando localizada na Costa do Golfo, no Sul profundo, Nova Orleães tem um clima único que deve conhecer antes de fazer planos para a visitar.

  • No início do ano, os melhores meses para visitar, em termos climáticos, são de fevereiro a maio (o Mardi Gras decorre entre janeiro e março e o Jazzfest entre finais de abril e princípios de maio). As temperaturas são frescas a confortáveis durante o inverno e a primavera, mas se preferir evitar as multidões e a folia dos grandes eventos, os meses de outubro e novembro são também muito temperados. Não só as temperaturas são confortáveis, como também chove menos no outono do que noutras alturas do ano. A não ser, claro, que um furacão decida fazer uma aparição no Golfo do México.

A época dos furacões decorre oficialmente de 1 de junho a 30 de novembro. Embora os furacões diretos, como o furacão Katrina há 20 anos, sejam extremamente raros, fique de olho na previsão do tempo antes de ir para NOLA. É provável que não haja tempestades, mas em caso de dúvida, fique em casa.

  • Para evitar o calor e a humidade extremos do verão, com frequentes trovoadas ao fim do dia, risque os meses de junho a setembro do seu calendário. Embora a cidade não esteja cheia de gente durante o verão e os preços dos hotéis sejam geralmente mais baixos, o calor opressivo é algo que não vai querer experimentar.
Afternoon view of the Louis Armstrong Park at New Orleans, Louisiana

Autor: Kit Leong
Afternoon view of the Louis Armstrong Park at New Orleans, Louisiana

Onde devemos ficar em Nova Orleães e por quantos dias?

As duas áreas mais populares para ficar em Nova Orleães são o Bairro Francês, onde encontrará desde hotéis boutique pitorescos a luxuosas acomodações românticas, e o Central Business District (CBD)/Downtown, onde se encontram as maiores propriedades, incluindo cadeias como Marriott, Hilton, Hyatt e Westin. Há também numerosos hotéis de cinco estrelas no CBD, como o Ritz-Carlton, Four Seasons, e os menos conhecidos, mas igualmente extravagantes Maison de la Luz e The Windsor Court.

Recomendamos que inicie a sua pesquisa no sítio Web Travelated.com, onde encontrará certamente os preços mais baixos e a mais vasta seleção de propriedades e Nova Orleães. Encontrará hotéis, grandes e pequenos, com preços que se adaptam a qualquer orçamento.

Quanto à duração da sua estadia, recomendamos um mínimo de dois a três dias para ter uma boa noção da cidade e de tudo o que tem para oferecer, três a cinco dias para ter tempo suficiente para visitar a maioria das principais atracções de interesse turístico e até uma semana para uma visita verdadeiramente completa. Uma visita mais longa dará tempo para visitar uma plantação local, o bayou próximo e para os apreciadores de comida se deliciarem em vários restaurantes de distinção de Nova Orleães.

Sempre que visitar esta cidade notável, terá a garantia de que não faltarão coisas para fazer durante o dia, óptimos restaurantes e tanta música e entretenimento quanto desejar.

NEW ORLEANS, LA, USA - APRIL 11, 2021: Percussionists, with Luther Gray in foreground, perform in Congo Square to celebrate the life of Alfred "Uganda" Roberts

Autor: William A. Morgan
NEW ORLEANS, LA, USA - APRIL 11, 2021: Percussionists, with Luther Gray in foreground, perform in Congo Square to celebrate the life of Alfred "Uganda" Roberts

Artigo por:

Marc Friedman

Travel Expert